Como facilitar a busca por atos administrativos?
Todo mundo já sabe que o NúcleoGov não é utilizado somente para atendimento da legislação. Com a quantidade de dados que carrega em seu banco de dados, ele acabou se tornando uma biblioteca para os servidores públicos e usuários, que hoje podem contar com ele para encontrar várias informações e documentos rapidamente, ainda mais se comparado aos métodos antigos.
Para basear nossa explicação, utilizaremos como exemplo, o Decreto 101/2018 de um município que também utiliza nossa ferramenta. Este decreto tem como ementa o seguinte texto “DESIGNA SERVIDOR EFETIVO PARA EXERCER FUNÇÃO QUE ESPECIFICA E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Não há nada de errado nesta ementa, mas devido à enorme quantidade de decretos que os municípios publicam, dá para imaginar a dificuldade que seria para encontrar este decreto futuramente caso o interessado não saiba o número exato dele? Mesmo filtrando somente os decretos que tratam de servidores, ainda ficaria quase impossível de encontra-lo.
Ao adicionar um novo documento dentro do módulo de Atos Administrativos, é necessário preencher os campos de número, data de publicação e ementa, correto? O objetivo da ementa é que seja um breve resumo do tema discutido e apresentar os pontos essenciais.
A solução que apresentaremos é simples e não há a necessidade de alterar nada no decreto original ou no seu ritual de criação. A dica na verdade é adicionar palavras-chave ao campo da ementa no portal, como o nome do servidor ou o cargo que ele exercerá. Desta maneira, a ementa do Decreto 101/2018 citado acima, ficaria da seguinte forma “DESIGNA SERVIDOR EFETIVO FULANO DA SILVA PARA EXERCER FUNÇÃO DE COORDENADOR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS”. Viu como fica mais fácil? As palavras-chave possibilitarão que o documento seja facilmente encontrado com uma busca simples e rápida. O mesmo pode ser feito em Portarias, Leis e Decretos com outros assuntos também.
Gostou da nossa dica? Já fazia assim? Tem alguma dúvida? Entre em contato conosco, esperamos ter ajudado.